SHAMPOO SEM SAL, O MELHOR AMIGO DOS ALISAMENTOS

cd89501523f9b3501acd595ef94f5aff

Shampoo sem sal, o melhor amigo dos alisamentos!

Muitas mulheres já perceberam que para exibir um cabelo lisinho, brilhante, bonito e saudável, é necessário utilizar um shampoo sem sal ou sem sulfatos capaz de efetuar uma limpeza mais profunda sem ressequir os fios nem agredir o couro cabeludo. E você?

A indústria dos cosméticos lança continuamente novos produtos de forma a que nenhuma necessidade seja negligenciada: há soluções eficazes para cabelos oleosos, com caspa, finos, grossos, danificados, amarelados, com tendência para quebrar e partir… E há também shampoos sem sal e shampoos sem sulfatos! Se ainda não conhece o poder destas fórmulas, entenda porque é que podem ser essenciais para a saúde do seu cabelo, particularmente se fez um alisamento.

O que se entende por shampoo sem sal?

O shampoo sem sal é um produto para lavar o cabelo que não contém na sua fórmula a adição do cloreto de sódio (sal de cozinha), ao contrário da maioria dos shampoos. E não contém porque esse tipo de sal pode ser prejudicial ao cabelo na medida em que retira a água dos fios e da raiz, deixando os cabelos e o couro cabeludo mais ressequidos e com um aspeto opaco.

Qual a diferença entre shampoo sem sal e shampoo sem sulfatos?

Muitos shampoos sem sal também não contêm sulfatos, dai que se usem as expressões "sem sal" e "sem sulfatos" para designar o mesmo tipo de produto da indústria capilar. Porém, "sem sal" significa sem cloreto de sódio e "sem sulfatos" significa sem detergentes de ação agressiva que fazem muita espuma, embora ambos lavem eficazmente sem remover a proteção natural dos cabelos. Ou seja, um shampoo sem sulfatos, tal como um shampoo sem sal, limpa de maneira menos agressiva, e o facto de fazer menos espuma não significa que não tenha poder de limpeza. Muito pelo contrário!

Para que tipos de cabelo são indicados os shampoos sem sal e sem sulfatos?

Quer os shampoos sem sal quer os shampoos sem sulfatos são indicados para fios danificados ou encaracolados que costumam sofrer com o ressecamento, mas também para cabelos que passaram por um processo de alisamento. Por outro lado, cabelos oleosos reagem bem a produtos com sulfato porque esta substância reduz a oleosidade.

Informações sobre produtos específicos para cabelos oleosos? Consulte a nossa oferta!

Porque é que o shampoo sem sal é aconselhado após alisamentos?

Após um alisamento o cabelo fica liso e esticado, sim, mas há que o hidratar continuamente de forma a que o processo dure o máximo de tempo possível. Nesse sentido, um dos cuidados a ter passa pela utilização de um shampoo sem sal ou shampoo sem sulfatos porque o sal é um dos principais responsáveis por acabar com o efeito liso dos fios.

Felizmente existem produtos indicados para pessoas que fizeram alisamento e que, em consequência foram e continuam a ser sujeitas a processos químicos, pois após o alisamento - que é termoativado - é necessário usar o secador (mesmo que seja só para retirar a humidade). A solução hoje em dia, não tem de passar por manter o alisamento à custa da saúde e brilho do cabelo, mas prolongar o alisamento à custa de produtos hidratantes que respeitam o sebo natural do couro cabeludo. Falamos, obviamente, de shampoos sem sal e shampoos sem sulfatos!

Benefícios da utilização de um shampoo sem sal e sem sulfatos

  • Mantém o alisamento por mais tempo.
  • Realça o brilho natural dos cabelos, inclusive dos cabelos pintados.
  • Evita o ressecamento, queda e quebra dos fios.
  • Faz com que os fios percam menos água e, portanto, fiquem hidratados por mais tempo.
  • Confere uma aparência mais viva e saudável.
  • Pode ser utilizado todos os dias.
  • Ajuda a manter a cor por mais tempo em pessoas que fizeram coloração.

Como saber se um shampoo não tem sal ou sulfatos?

Apesar de poder ler no rótulo de algumas marcas a indicação “sem sal” não significa que o produto em causa não tenha sulfatos. Assim, a única forma de perceber se o produto também não contém sulfatos é ler o rótulo e verificar se não tem na sua composição nenhuma destas substâncias:

  • Sodium lauryl sulfate/SLS
  • Sodium lauryl ether sulfate/SLES ou Sodium laureth sulfate
  • Sodium myreth sulfate
  • Sodium myristyl sulfate
  • Ammonium lauryl sulfate/ALS
  • Ammonium lauryl ether sulfate/ALES
  • Sodium coco/cocoyl sulfate

5 Shampoos sem sulfatos em que deve apostar após um alisamento

Quem já alisou o cabelo sabe bem que a recomendação dada no salão de cabeleireiro é a de utilizar um shampoo sem sal ou shampoo sem sulfatos. Felizmente que as principais marcas de cosmética do mundo já desenvolveram produtos sem sal e sem sulfatos para satisfazer as exigências de clientes com cabelos difíceis de domar, volumosos e frisados, e de clientes que desejam também potenciar o efeito de alisamento. Conheça de seguida 5 dos melhores shampoos sem sulfatos!

- Kérastase Discipline Bain Fluidealiste Shampoo sem sulfatos

Eis uma excelente solução sem sulfatos para tratar o cabelo indisciplinado, sensibilizado ou tratado quimicamente, nomeadamente através de processos de alisamento. Com o shampoo Kérastase Discipline Bain Fluidealiste consegue pentear facilmente o cabelo ao mesmo tempo que o restaura, protegendo e respeitando a fibra capilar.

Clique para mais informações sobre o shampoo Kérastase Discipline Bain Fluidealiste.

- Schwarzkopf BC pH 4.5 Color Freeze Shampoo sem sulfatos

Seja para cabelos com coloração, seja para cabelos que passaram por algum processo de alisamento, o shampoo Schwarzkopf BC pH 4.5 Color Freeze é perfeito para selar os pigmentos de cor, por um lado, e para manter o efeito liso, por outro. A sua tecnologia sem sulfatos utiliza tensioativos suaves para proporcionar ao cabelo o seu nível ótimo de pH 4.5.

Clique para mais informações sobre o shampoo Schwarzkopf BC pH 4.5 Color Freeze.

- Orofluido Shampoo sem sulfatos

Da lista dos principais shampoos sem sulfatos que limpam suavemente sem atenuar a cor, faz ainda parte o Orofluido Shampoo. Com uma fórmula muito suave, enriquecida com três óleos naturais (argan, cyperus e linhaça), este produto fornece uma cor duradoura, restaura a humidade e deixa o cabelo incrivelmente brilhante e sedoso ao toque.

Clique para mais informações sobre o Orofluido Shampoo.

- Redken Clean Maniac Micellar Shampoo sem sulfatos

Para remoção delicada da sujidade e poluição, excesso de sebo e de resíduos de styling, deve-se usar o shampoo sem sulfatos Redken Clean Maniac Micellar. Também antioxidante e com filtro UV.

Clique para mais informações sobre o shampoo Redken Clean Maniac Micellar.

- Davines Oi Shampoo sem sulfatos

Muito indicado para cabelos que passaram por processos de alisamento, o Davines Oi Shampoo é capaz de fornecer ao cabelo suavidade, brilho e um corpo extraordinário. A fórmula contém óleo de roucou, um ingrediente ativo extraído do óleo de rosa, que conta com um fortíssimo poder potenciador do brilho devido ao elevado índice de refração.

Clique para mais informações sobre o Davines Oi Shampoo.

Conheça todos os nossos shampoos sem sulfatos, aqui!