SHAMPOO SECO, PARA OS DIAS EM QUE NÃO TEM TEMPO PARA LAVAR O CABELO

0c1553183d84a47b2ba916c7c8a6d047

A lavagem do cabelo implica água, shampoo e condicionador e muitas vezes também secador, ou seja, implica algum tempo a ocupar a casa de banho ou a visitar o salão de cabeleireiro. Acontece que, com o ritmo de vida acelerado que se leva hoje em dia, muitas vezes não há disponibilidade para lavar o cabelo e por isso o shampoo seco surge como a alternativa maravilha para limpar, perfumar e eliminar rapidamente a oleosidade. Já experimentou?

O shampoo seco ou a seco é a melhor solução para aqueles dias em que precisa de melhorar o seu look, mas não tem tempo para lavar o cabelo. Apesar da ideia ser relativamente recente, já são muitas as marcas de cosmética a apostar neste tipo de produto capilar que funciona como um spray, limpando, perfumando e principalmente retirando o aspeto gorduroso… até à lavagem do cabelo com um shampoo normal. Perceba o que é, para que serve, como utilizar e quais as principais marcas de shampoo seco!

O que se entende por shampoo seco?

Shampoo seco é um produto para limpar superficial e instantaneamente o cabelo. Trata-se de um spray que deve ser aplicado na raiz do cabelo seco, para absorver a oleosidade e conferir volume, deixando os fios mais soltos.

Para que serve o shampoo seco?

O shampoo seco serve, em primeiro lugar, para limpar e revitalizar o cabelo, mas a verdade é que o seu grande objetivo é retirar a oleosidade e o aspeto de cabelo gorduroso em poucos minutos.

Quando usar um shampoo seco?

Há muitas situações em que a utilização de um shampoo seco é indicada e eficaz. Quando…

  • surge um compromisso de última hora e não tem tempo de lavar o cabelo.
  • vai ao ginásio todos os dias e não quer ou não tem tempo para lavar o cabelo diariamente.
  • tem um cabelo muito oleoso, tanto que mesmo lavando com regularidade, os fios ficam com aspeto gorduroso no final do dia.
  • o cabelo passou por uma coloração e não pretende exagerar no número de lavagens com água, para não perder a cor.
  • o cabelo foi alisado e pretende espaçar o máximo possível a lavagem com shampoo tradicional, para manter o efeito.
  • o cabelo até está lavado, mas precisa de um volume extra para fazer um determinado penteado.
  • deseja remover odores do cabelo, tais como o cheiro a tabaco ou fritos.

Em que tipo de cabelo se pode usar o shampoo seco?

O shampoo seco é particularmente indicado para cabelos oleosos, mas não só! Também pode ser aplicado em cabelos mistos, com raízes oleosas e pontas secas de modo a equilibrar a oleosidade em todo o comprimento dos fios. A par, limpa e perfuma os cabelos secos e confere mais volume a cabelos finos. Não obstante, em cabelos demasiado finos pode deixar os fios “colados” uns aos outros, em vez de soltos.

Por outro lado, o shampoo seco não é recomendado para cabelos com caspa ou com lesões no couro cabeludo porque a pele não está suficientemente saudável para evitar irritações e alergias, e o shampoo seco pode evidenciar o problema, uma vez que é necessário esfregar com toalha para remover as partículas esbranquiçadas do produto.

Como aplicar o shampoo seco?

Utilizar um shampoo seco é muito simples, rápido e prático!

  1. Comece por repartir o cabelo em algumas mechas, para que possa aplicar o produto perto da raiz, mas não diretamente no couro cabeludo, porque o pó pode obstruir os poros.
  2. Depois borrife o spray em paralelo, a uns 20/30 centímetros de distância dos cabelos, e repita o processo em todo o cabelo.
  3. Massaje os fios com a ponta dos dedos para que o produto penetre melhor.
  4. Espere alguns minutos para os fios absorverem o produto.
  5. Por fim, escove o cabelo de modo a remover a camada branca que fica nos fios.

O shampoo seco não deve ser utilizado com muita frequência. O ideal é uma vez por semana porque este produto pode obstruir os poros e deixar os fios mais ressequidos e opacos se usado muitas vezes.

É possível substituir o shampoo tradicional pelo shampoo seco?

Não. O shampoo seco é uma espécie de solução de emergência para limpar e melhorar a aparência do cabelo nos dias em que não tem tempo para o lavar. Serve para fazer uma limpeza artificial e rápida, garantindo o efeito até dois dias, no máximo. Em todos os outros casos, deve continuar a optar pelo shampoo tradicional ou normal, o único que lava e limpa bem o cabelo, retirando todos os resíduos.

Quais os melhores shampoos secos à venda no mercado?

Existem vários shampoos secos no mercado que absorvem a oleosidade do cabelo e devolvem algum volume à raiz. Todos têm a sua qualidade e eficácia, mas nenhum tem por objetivo substituir o shampoo convencional, a água e o condicionador. Servem como recurso para manter o cabelo limpo e bonito nos dias em que não há tempo para o lavar.

De entre os vários tipos de shampoo seco disponíveis, destacamos os seguintes:

-Tecni Art Morning After Dust da L´Oréal

O shampoo seco Tecni Art Morning After Dust reaviva o look e prolonga o brushing. Esta fórmula profissional limpa e texturiza o cabelo instantaneamente sem um acabamento mate, para um aspeto natural.

Siga o link para mais informações sobre o shampoo seco da L´Oréal: Tecni Art Morning After Dust.

-Mad About Waves da Schwarzkopf

Para cabelo fino a espesso com ondas soltas a apertadas existe um shampoo seco refrescante, Mad About Waves, capaz de absorver o excesso de oleosidade, dar um efeito de lift às raízes e refrescar.

Siga o link para mais informações sobre o shampoo seco da Schwarzkopf: Mad About Waves.

-Shampoo seco para cabelos claros da Moroccanoil

Este shampoo seco para cabelos claros contém amido de arroz ultrafino que absorve o óleo e remove os resíduos e o odor, deixando o cabelo instantaneamente limpo. A sua fórmula com proteção UV e infusão de óleo de Argan contém nuances violeta que equilibram os tons acobreados nos cabelos loiros e destacam o melhor dos tons claros.

Siga o link para mais informações sobre este produto da marca Moroccanoil: shampoo seco para cabelos claros.

Refresh Dust da Osis+

O shampoo a seco da Osis+, Refresh Dust, controla os fios, confere volume e mantém o cabelo fresco por mais tempo!

Siga o link para mais informações sobre este produto da marca Osis+: Refresh Dust.

Two Day Extender da Redken

Para manter o cabelo num estado perfeito, mesmo ao final do dia, aconselha-se a utilização do shampoo seco Two Day Extender que absorve o óleo, refresca e aumenta a duração do penteado.

Siga o link para mais informações sobre este produto da marca Redken: Two Day Extender.

Mais shampoos a seco? Consulte-nos! Teremos todo o gosto em o(a) ajudar a encontrar o produto ideal para conferir um look bonito naqueles dias em que o tempo urge.