DIFERENÇA ENTRE CONDICIONADOR E MÁSCARA

dd838eabec3858e1dd08d95b3b32126d

Cabelos maleáveis e desembaraçados versus cabelos hidratados profundamente

A sua vizinha diz que a máscara de tratamento pode substituir o condicionador? O seu cabeleireiro alega que cada produto tem o seu momento para ser usado, de acordo com o tipo de cabelo? A sua melhor amiga garante que basta aplicar condicionador após todas as lavagens? Ok… seguramente que a sua tia também tem uma palava a dizer sobre este assunto, mas para que fique esclarecida, de uma vez por todas, o melhor é ler este artigo sobre as diferenças entre condicionador e máscara!

Para começar, o condicionador é excelente para desembaraçar o cabelo e fazer uma hidratação externa, deixando-o maleável para pentear. A máscara de tratamento, por seu turno, faz uma hidratação interna também, carregando positivamente os fios com queratina e outros ingredientes. Por isso ambos os produtos capilares são importantes e essenciais para a saúde e beleza do seu cabelo. Conheça-os melhor!

O que se entende por condicionador?

Condicionador ou amaciador é um produto capilar usado na lavagem do cabelo, após a remoção do shampoo, e que tem como objetivo equilibrar o pH dos fios. Também serve para hidratar, devolver ao cabelo os nutrientes, proteínas e outras substâncias extraídas dos fios no dia-a-dia, deixando-o desembaraçado, macio, saudável e bonito.

Gostava de conhecer todos os nossos amaciadores? Clique aqui!

- Como funciona o condicionador?

Os excelentes resultados que advém da utilização de um condicionador, são obtidos facilmente na medida em que o condicionador fecha as cutículas do cabelo através de ingredientes ricos em quaternários ou ativos minerais. E, com as cutículas fechadas, os fios refletem mais brilho, melhoram a aparência e ficam mais protegidos contra o ressecamento. Assim e resumidamente, um condicionador protege e melhora a textura dos fios de cabelo, mas não é um produto de tratamento para cabelos danificados ou ressequidos.

Interessada(o) em produtos para cabelos danificados? Clique aqui!

- Como se deve utilizar um condicionador?

Apesar de, hoje em dia, existirem vários tipos de condicionadores, cada um focado numa necessidade especifica (mais potentes para cabelos crespos, por exemplo), o procedimento de utilização é o mesmo: o condicionador deve ser sempre usado após o shampoo e deve ser aplicado no comprimento e nas pontas dos cabelos, evitando a raiz e couro cabeludo. Depois é só massajar, enxaguar e já está! Os resultados deste produto são praticamente instantâneos!

Tenha em mente que a ação do condicionador é superficial, pois funciona apenas protegendo e melhorando a textura dos fios. Pouco adianta usá-lo para tratamentos de cabelos danificados ou ressequidos porque essa é a finalidade da máscara!

O que se entende por máscara?

Máscara ou máscara de tratamento é um produto capilar com fórmulas que incluem complexos de ativos concentrados capazes de cuidarem dos mais diversos tipos de cabelo: porosos, ressequidos, alisados, danificados, crespos, finos, grossos, com coloração, etc.

Gostava de conhecer todas as nossas máscaras de tratamento? Clique aqui!

- Como funciona a máscara de tratamento?

A ação da máscara é profunda, mais intensa e efetiva que a ação do condicionador, pois age dentro da estrutura da fibra capilar para curar os danos e melhorar a aparência dos fios de dentro para fora. Tratando-se de cabelos muito danificados, a máscara de tratamento a usar deve ser mais específica para que o problema seja resolvido com eficiência. Antes de comprar uma máscara, informe-se sobre qual o produto mais indicado para o seu tipo de cabelo no seu salão de cabeleireiro.

Interessada(o) em máscaras para cabelos danificados? Clique aqui!

- Como se deve utilizar uma máscara de tratamento?

A máscara deve ser aplicada em todo o comprimento e pontas do cabelo, mecha a mecha, evitando a raiz e o couro cabeludo. Depois deve-se aguardar o tempo de ação indicado na embalagem que pode ir até meia hora e, por fim, removê-la completamente.

Principais diferenças entre condicionador e máscara de tratamento

Condicionador

  • Devolve o óleo natural ao cabelo.
  • Confere maleabilidade e desembaraça.
  • Possui cargas elétricas positivas que, ao reagirem com as cargas negativas do shampoo, promovem ainda mais maleabilidade.
  • Oferece uma camada protetora essencial para o brilho e nutrição.
  • Deixa o cabelo com um aspeto mais macio e sedoso.
  • Possui ação anti estática, ou seja, reduz a eletricidade dos fios.
  • Tem um pH ligeiramente ácido que equilibra o pH dos fios.
  • Sela as escamas do cabelo, protegendo os fios dos agentes externos como o sol, vento e poluição.
  • Pode ser usado todos os dias.
  • É indicado para todos os tipos de cabelo, mas para cada tipo de cabelo, há um condicionador ideal.

Máscara

  • Recupera e reconstrói os cabelos danificados e ressequidos.
  • Hidrata, nutre, amacia e protege os fios.
  • Confere brilho e movimento.
  • Deixa o cabelo forte e saudável.
  • É especialmente indicada para cabelos que estão danificados e enfraquecidos.
  • Deve ser aplicada uma vez por mês, no caso de cabelos saudáveis, e de 15 em 15 dias ou semanalmente quando os fios passaram por procedimentos químicos como descoloração e alisamentos.
  • Para cada tipo de cabelo há uma máscara capilar ideal. Escolha sempre uma máscara de acordo com seu tipo de cabelo. Por exemplo, as máscaras hidratantes devolvem a água e funcionam como entrada para os demais tratamentos; as nutritivas ajudam a repor os lipídios e evitar o ressecamento e as reconstrutoras são ricas em proteínas para recuperar a fibra capilar dos danos causados por fatores externos, como processos químicos.

Em síntese, os dois produtos são essenciais para a saúde e beleza do seu cabelo, mas existem diferenças entre condicionador e máscara. O primeiro é mais leve, mais fluido e por isso pode ser usado todos os dias, agindo na cutícula dos fios para criar, essencialmente, maior maleabilidade e menor risco de frizz. O segundo é mais consistente e concentrado e por isso deve ser usado, regra geral, duas vezes por mês para devolver a água à fibra capilar, que se perde devido a danos químicos, mecânicos e naturais, ajudando na hidratação, na duração da cor e na reconstrução da fibra maltratada pela química.

Pode-se substituir o condicionador pela máscara de tratamento?

Se faz regularmente colorações, descolorações e alisamentos ou tem o cabelo muito seco e já percebeu que a utilização de um condicionador não está a funcionar, pode trocá-lo por uma máscara de tratamento, sim. Mas terá de espaçar mais as lavagens. Contudo, se o seu cabelo é normal, fino, oleoso ou nunca passou por processos químicos não requer uma hidratação tão potente, pelo que deve limitar-se a usar condicionador e, só esporadicamente, uma máscara.

Máscaras de tratamento para cabelos normais? Clique aqui!

Estes produtos têm funções similares, mas as diferenças entre condicionador e máscara não podem ser negligenciadas, daí que um diagnóstico profissional seja importante para definir o ritual de cuidados. Aconselhe-se!

Como encontrar o condicionador e/ou a máscara perfeita para o seu tipo de cabelo?

É simples! Consulte o shampoo.pt com base nas características do seu tipo de cabelo.

Se pretende começar a procurar por condicionadores…

1. Clique na opção “Condicionadores” no menu “Produtos”:

2. Depois, selecione o seu tipo de cabelo na coluna à esquerda (normal, seco, grosso, crespo, encaracolado, indisciplinado…) e verá uma listagem filtrada, com todos os resultados! Também pode escolher a marca, tipo de produto e dosagem.

Por exemplo

Se escolher a marca L´Oréal Professionel e clicar também em “cabelo normal” e “condicionador”, surgirá a seguinte sugestão:

- L´Oréal Daily Detangling Cream Source Essentielle, um condicionador que melhora a hidratação do cabelo até +83%, deixando-o fluido e leve.

Para explorar outros condicionadores para cabelo normal, clique aqui!

Por outro lado, se quiser procurar por máscaras de tratamento…

1. Clique em “Máscara” no menu “Produtos”. De seguida, posicione-se no quadro, na barra lateral esquerda, indique qual o seu tipo de cabelo e, se quiser, a sua marca preferida. Depois é só conhecer as sugestões da Shampoo.pt!

Por exemplo

Se escolher a marca Kérastase e clicar também em “cabelo estragado”, surgirão algumas opções, nomeadamente:

- Kérastase Résistance Masque Force Architecte, uma máscara restauradora para cabelos muito danificados, quebradiços e com pontas espigadas que reconstrói a partir do interior, para um cabelo mais firme e forte.

Para mais informações sobre qualquer tipo de produto capilar, contacte-nos!